28.8.06

O Caso dos Produtos Enganosos

Com toda a insistência da mídia para evitar as gorduras, diminuir os carboidratos, combater os anti-oxidantes, maneirar no sal e controlar o açúcar, nada mais normal que a gente comece a substituir os alimentos de sempre por outros que se auto-intitulam saudáveis.

No entusiasmo, releva-se o fato de que o iogurte light seja o dobro do preço do iogurte comum e que o preço do Nutry consegue ser maior do que o do chocolate. O problema é que estou começando a achar que a maioria dos produtos da onda saudável são pura enganação.

Começando pelo Nutry, que a nutricionista do Amyr Klink inventou para a travessia do Atlântico dele só de barquinho, e que portanto era objeto da minha mais alta consideração. Se você ler a embalagem do Nutry de banana, vai ter a ingrata surpresa de descobrir que ele fornece 1 g de fibra, o equivalente a 3% do necessário para sua dieta diária. E que os ingrediente principais são xarope de glicose e flocos de arroz, isto é, ingredientes baratos de valor nutritivo parco.

Os biscoitos integrais Pit Stop, cuja embalagem alardeia “fonte de fibras!”, têm os mesmos ridículos 3% da mesma. E, para completar, 3 g de gordura saturada, o que equivale a 12% do que você “precisa” por dia. Ou seja, para conseguir 3% de fibras, você ingere o quádruplo de gordura saturada, que é o vilão da vez!

Quanto ao iogurte light da Danone, a fórmula mudou para ficar “mais vitamínica”, mas quantidade de pedacinhos de fruta do pote diminuiu.

Em suma: talvez os velhos biscoitos cream cracker façam um estrago menor. No bolso e na saúde.

3 comentários:

* Isa * disse...

quer comer fibras? faz pipoca. quer se livrar do açúcar do mal? come sorvete.
outro dia eu li uma reportagem falando que até beber água demais faz mal. parei de ler qualquer reportagem que tenha ambas as palavras 'saúde' e 'alimentação'.

Camilinha disse...

Oh, droga... O pior é que eu não vivo sem tudo isso!

Anônimo disse...

Isa, pipocas e sorvete?? Apesar dos protestos do seu irmão Ti, deixe de dar maus conselhos. Pipoca, em especial de microondas, é repleta de gordura trans. Sorvete, li que também é.
Lulu,quer fibras? Nada melhor do que um delicioso macarrão integral com brócolos e tomates.

Marco.