11.12.06

O Caso dos Chá de Morango

Como eu estou gostando de chá verde sem açúcar e todo mundo fala que ele é amargo e ruim, imaginei que eu fosse achar os outros tipos de chá simplesmente deliciosos. Ontem fui ao mercado e comprei oito tipos diferentes (não, eu não sou louca: foram duas caixinhas com sabores sortidos).
Cheguei em casa sem saber qual deles eu ia experimentar primeiro: o de hortelã ou o de camomila? O de morango ou de maçã vermelha com canela?
Decidi-me pelo de morango e lá fiquei, toda feliz, vendo a água da xícara virar um vermelho lindíssimo. Na hora de tomar... que decepção. O chá de morango tem gosto de... chá. E como eu já disse, acho que chá tem gosto de água suja. Com um leve toque de grama ao fundo.

Como explicar, então, que eu goste justamente de chá verde? Tenho algumas suposições:

1) sabe aquela teoria de que os bebês vão preferir para sempre as primeiras comidas que experimentam? Pois é: como o primeiro chá que eu tomei de verdade foi o verde, meus neurônios e minhas papilas gustativas gostam é dele.
2) o gosto do chá verde é bem forte. Ou seja, não me traz à mente nem água suja, nem água de coco (que eu não gosto pelas mesmas razões), nem melancia (idem), nem... chá.
3) o chá verde que eu ando tomando é falsificado: ele é amarelo (ao invés de verde) e gostosinho (pelo menos eu acho). Como chá preto e chá verde vêm da mesma planta, como bem disse a Gaúcha Estudiosa, talvez eu esteja bebendo chá preto enganada.

Mas não temam, porque a epopéia do chá ainda não terminou. Ainda tenho sete sabores diferentes de chá para provar.

3 comentários:

* Isa * disse...

não tema - o chá de morango é o pior que existe. qualquer chá de FRUTA é uma aberração. chá é pra ser feito de mato e outras coisas que naõ comeríamos em sã consciência
(mas se vc não gostar nem do chá de hortelã, eu faço uns mojitos pra vc na praia)

DaniMarco disse...

Mojitos rule!!!
O pior náo é o chá de morango (eu gosto bem de chás fraquinhos). É a enganação do chá de pêssego: o cheiro é de pêssego, mas o gosto... É o bendito do chá preto com cheirinho de pêssego. Aí vc não sabe se deixa mais tempo o saquinho (pra dar mais cheiro de pêssego, mas infelizmente mais gosto de chá preto) ou se tira logo (e fica com gosto de chá preto ralo).
Quem sabe vc é uma legítima apreciadora de chás Darjeeling? (me lembra que tem um chá francês super perfumado aqui, que eu faço procê).
Isinha: não esquerei a promessa de mojitos!

* Isa * disse...

eu gosto de darjeeling! mas o meu preferido acho que era english breakfast... tinha todos lá no MGM, eu fazia sempre pra mim!
que vontade de trampar num restaurante de novo...