22.1.07

O Caso das Calorias

Fazer dieta NÃO é uma coisa fácil, operacionalmente falando. A primeira impressão que você tem é que basta diminuir a comida para perder peso. Mas o negócio é muito mais complicado do que isso. Quanto de comida diminuir? Assim é muito? Assim é pouco? Esse tanto de fome é pouco? Esse tanto de fome é muito? Estou emagrecendo de maneira saudável? Ou ficando desnutrida e com as unhas fracas?

Como eu gosto de fazer as coisas de maneira científica, pesquisei aqui e acolá e acabei descobrindo a uma fórmula que calcula quantas calorias por dia são necessárias para você manter o seu corpinho como está. Aí, ao invés de navegar no escuro, você tem uma idéia melhor do que precisa cortar. Sem jamais ficar abaixo do limiar sagrado de 1.200 calorias (o que poderia frear o seu metabolismo por anos!).

O que a fórmula tem de chocante é que a gente precisa, na verdade, de muito poucas calorias para viver. Eu, por exemplo, que nem chego a um metro e sessenta e agora peso quarenta e nove quilos e meio (iupi!), preciso de míseras 1.600 calorias por dia para não diminuir nem aumentar. E isso levando em consideração que eu faço pelo menos 50 minutos de exercício aeróbico cinco vezes por semana! Sem o exercício, o nº de calorias cai para ridículas 1.400.
Leiam e chorem.

3 comentários:

Camilinha disse...

Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

* Isa * disse...

Sabe o que eu acho?
Acho que não pode, não pode e não pode. Uma baciada de pipoca deve ter (contando pra baixo) umas 400 calorias, 500 se for com bacon ou amanteigada (eu nunca faço simples). Meu copo de leite matinal tinha pelo menos 400 calorias. Todo dia no estágio, no meio da tarde, nhoc! um salgado assado ou frito. Almoço? MACARRÃO COM BACON! Final de semana, dá-lhe massas na casa do Rafa. E dá-lhe sorvete, chocolate, batata, hambúrguer, bebidas, tortas e afins. Como é que eu me mantinha no meu peso de parrudos 55 kg sem engordar?
E como é que eu esmagreci 1 kg em uma semana cortando tudo isso?
Se fosse pra eu precisar MESMO de 1600 calorias por dia, eu tinha emagrecido uns... 200g =)

Lud&Leo disse...

Você ACHA que estava se mantendo nos 55 kgs. Provavelmente estava indo rumo aos 60 =).
E se você comia isso tudo mesmo, é possível que batesse em 2.600 calorias diárias. Cortando 1.000 por dia, em uma semana você perdeu 1 kg mesmo (7.000) calorias.
PS: boa referência à tirinha da Mafalda e seu velocípede...