6.3.07

O Caso das Lições da Dieta

Aproveitando a deixa da Lílian, que deixou nos comentários um pedido de dicas, vou registrar aqui o que aprendi nos últimos três meses:

- a fazer dieta, faça-o cientificamente. Saiba que um quilo equivale a 7.000 calorias. Se você cortar 250 calorias do seu cardápio diário e perder outras 250 por meio de exercício, perderá 1 quilo por semana.

- para aplicar esse método, você tem que saber direitinho as calorias do que come e o quanto gasta se exercitando. Geralmente as pessoas acham que uma caminhadinha queima quinhentas calorias e um sundae com calda de chocolate adiciona duzentas. Depois não emagrecem e não sabem por quê. A internet é cheia de listas de calorias e eu tenho a planilha mágica, que eu posso mandar pra quem quiser.

- o que nos leva à conclusão que sim, você pode continuar comendo o que gosta, porque nessa fase o importante é o número de calorias, mas aí provavelmente passará fome, porque geralmente gostamos de coisas gordurosas e açucaradas. Quando se faz restrição de calorias, o jeito é procurar alimentos menos calóricos, e eles acabam sendo os mais saudáveis. É 2 por 1: além de perder peso você fica com a saúde em dia.

- o básico: faça várias refeições por dia; sempre tome café-da-manhã; expurgue seus armários dos doces, biscoitos, salgadinhos e afins. Deixe só uma de suas comidas preferidas, em quantidades reduzidas, para, de vez em quando, comer um pedacinho (dentro da sua cota diária de calorias!).

- encare a realidade: quando se faz dieta se passa vontade e fome. Não fique achando que o sacrifício vai ser uma loucura insuportável, mas também não acredite que seus novos hábitos alimentares serão a coisas mais fácil do mundo. Se você está comendo menos do que comia antes (tanto em volume quanto em calorias), é claro que vai sentir fome. Abrace a fome. Não é ela que manda em você, é você que manda nela.

- vá experimentando o que funciona pra você. Eu descobri que chá (sem açúcar, porque senão não vale!) tira a minha vontade comer doce. E o verde ainda acelera o metabolismo.
Em suma:
- Não é difícil perder peso. É só se exercitar muito e comer pouco.
- O difícil é se exercitar muito e comer pouco.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu tive a vantagem de não ter que fazer exercício nenhum pra perder 8 Kg. No entento, comia somente 1.100 calorias por dia, ou melhor 305 pontos... somente no início passei fome, depois virou hábito e hj custo a conseguir comer 1.400 calorias... faço várias refeições por dia, mas todas bem pequeninas, então fica fácil de enganar a fome e manter o peso...

Mi disse...

Lud, suas duas últimas frases foram as melhores.

Não consigo perder peso por isso quero sim sua lista. Faço dieta sem olhar pontos e nem calorias por isso nada adianta. Vou começar os exercícios e seguir sua lista.

Abraços.

Michelli

email para enviar mmalagoli@gmail.com

Anônimo disse...

Ludmila...
quero sua lista sim [[ amb8885@yahoo.com.br ]]
Mas guria...se tu já era super-ultra-mega magra (analisando aquela foto que uma vez pusestes no blog), como estarás agora? :P
Te invejo (sem maldade), principalmente pela força de vontade!!!!!!!!! (tudo que eu não tenho)
Um beijo e parabénsssssssssss pelo sucesso da dieta!!!!!!!!

Ada/RS

Anônimo disse...

Corrigindo...
Se você economiza 500 kcal por dia...vc perderá 1 quilo em DUAS semanas, e não em UMA, não é?
Estou errada? (:

Ada/RS