25.4.07

O Caso de Como Economizar para a Viagem dos seus Sonhos (a pedidos)

Acredito piamente que o dinheiro gasto em viagens é uma das granas mais bem-gastas do mundo. Uma viagem dos sonhos pode mudar sua maneira de ver o mundo - depois dela você nunca mais será o mesmo. E, ao contrário de um carro novo ou uma casa nova (que podem ser roubados ou pegar fogo), as lembranças da viagem permanecem para sempre (a não ser que você bata a cabeça e perca a memória permanentemente, mas as chances disso isso acontecer são mínimas).

Dito isso, a questão é juntar a grana. A maior parte das pessoas, quando decide economizar, guarda o dinheirinho que sobra no fim do mês, quando sobra algum. Nesse ritmo, demora anos, se é que chega a algum lugar, o que desanima qualquer um.

Os economistas dizem que os recursos são limitados e os desejos, ilimitados. Ou seja: não dá para ter tudo que se quer tudo ao mesmo tempo agora (a não ser que você seja o Ermírio de Moraes, mas parece que ele trabalha 14 horas por dia, então não tem tempo pra viajar mesmo).

É necessário fazer escolhas. Se você quer passar um mês na Europa, e seu salário não permite guardar 500 reais todo mês E comprar uma bolsa (ou um jogo novo pro X-Box ou outro som para o carro) de 500 reais, o jeito é escolher (lembrando que a bolsa ou o jogo podem sair de moda, mas saltitar às margens do Sena nunca sairá). Bote na cabeça que o fundo para a viagem é uma despesa fixa mensal, e separe o dinheiro dele logo após pagar as contas necessárias à sobrevivência.

Dá dor no coração não trocar o celular pelo modelo mais moderno? Dá. Mas é só visualizar a si mesmo num campo de tulipas na Holanda, fazendo um boneco de neve em Bariloche ou tirando foto com o Mickey Mouse que a dor passa na hora. Garanto.

Se por um lado você junta dinheiro, por outro lado há maneiras de garantir que a viagem saia o mais em conta possível. A primeira delas é ir na baixa temporada, porque a passagem e a estadia estarão mais baratas. A segunda é viajar por conta própria, porque aí você não arca com o lucro da companhia que monta a excursão.

Essa última questão é polêmica. Fica para o próximo post.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, amiga!
Em primeiro lugar, parabéns pelos 500 posts!!!
Em segundo, é quase certo que eu não terei feriado... Logo, não irei a BH e, logo, não irei ao seu aniversário :-(
Bjo! Saudades!
Lili

Anônimo disse...

Ola Ludmila
Muitos parabens pelos 500 posts. Leio sempre embora nem sempre comente. Quando é que vens para a Europa?...
Beijos
Ana

* Isa * disse...

Quero ir pra europa! Quero ir pra europa! (bom, do jeito q eu tou, quero ir pra qquer lugar que ta bom =)

Lud&Leo disse...

Respostas aos comentários:

Poxa, Lili, que pena! E o pior é que você vai perder um chá de aniversário gostosíssimo! =D

Ana, vou a Europa no meio de junho. Alguma encomenda (tipo um par de sandálias Havaianas, que me disseram que aí é caríssimo)? ;-)

Isa, sua hora vai chegar. Tenho fé que você será a única de nós que realizará meu sonho máximo - morar na Europa... *suspiro*