16.5.07

O Caso do Leite de Soja

A nutricionista me mandou tomar um copo de leite de soja todos os dias de manhã.

Toda vez que vou ao supermercado, paro na prateleira dos leites de soja, espio o leite de soja puro, o leite de soja com chocolate, perco a coragem, e vou embora de mãos vazias.

O engraçado é que todas as outras coisas que a nutricionista mandou eu adicionar à minha alimentação eu encarei. Mas o leite de soja... o leite de soja...

A única vez que eu tomei leite de soja foi quinze anos atrás, quando uma vizinha disse que a soja que ela estava tomando era o segredo da beleza de sua pele, e eu, toda boba (e já excessivamente vaidosa), aceitei o shake de leite de soja sabor chocolate que ela me ofereceu.

Odiei. O pior é que a vizinha me deu um copo grande cheio da gororoba, que eu tive que tomar todo para não fazer falta de educação.

(Em retrospecto, fico pensando se a vizinha era realmente generosa ou simplesmente queria ajuda para se livrar do estoque de shakes de soja. Mas eu divago.)

Na sexta-feira uma colega de trabalho de carga genética puramente oriental (os pais dela não são nem naturalizados) trouxe um pouco de leite de soja, que ela, particularmente, acha delicioso. Me enchi de de coragem, estendi o copo e pedi para ela servir. E tomei tudo (só que dessa vez fui mais esperta e só deixei botar meio copo).

Achei o gosto do leite de soja igual ao cheiro da água do arroz. Isso, em si, é gerenciável. Mas tem alguma coisa na textura... ou um sabor subliminar... um fator que eu não consigo identificar (e também não vou tomar de novo para tentar) que gruda na língua e é horrível, horrível mesmo.

Talvez os genes da minha colega a protejam de sentir esse gosto abominável. Eu o sinto em todo seu esplendor, e vou bater um papinho amigo com a minha nutricionista, porque o tal do leite de soja, riquíssima fonte de proteína sem gordura e sem colesterol, não rolou, não.

3 comentários:

Anônimo disse...

Globs globs.

Julio disse...

Hei Lud...
Pra reforçar sua teoria: minha batian toma de leite de soja, e eu nem achei o tal Ades sabor Abacaxi tão ruim.
Bjos

Juh disse...

Ieeeca.... morte ao leite de soja, rsrsrs....
Não te conheço e não me conheces, mas passei pra dizer q seu blog é mó bacana, rsrs! Gostei ;)
Bjos ~.~