25.4.08

O Caso do Equação Dinheiro/Felicidade

Afinal de contas, dinheiro traz felicidade? Ou manda buscar?

Acho que todo mundo concorda que o mínimo para a subsistência é necessário. A partir daí – quando as contas estão pagas e você tem dinheiro pra comprar remédio e ir ao cinema – um aumento de 100% na sua renda faz dobrar a sua felicidade? Ou essa é uma ilusão imposta pelo consumismo da nossa sociedade?

O bom-senso nos diz que a resposta está no meio do caminho. Talvez em alguns momentos não faça diferença – e em outros a grana realmente conte. No blogue www.happiness-project.com, há 8 sugestões de como usar o dinheiro para gerar felicidade. Segundo a autora do blogue, o segredo é gastar para atingir suas metas. Acho que faz muito sentido. Aí vão elas.

1. Fortaleça os laços com a família e amigos. Estudos mostram que ter relacionamentos íntimos é um dos elementos mais importantes de uma vida feliz. Visite sua irmã que mora em outra cidade ou dê uma festa de aniversário.

2. Dê fim aos conflitos conjugais. Se vocês estão sempre brigando porque o chuveiro queimou e o ralo entupiu, por que não contratar alguém para resolver o problema?

3. Faça um upgrade no exercício. Estudos mostram que um dos métodos mais rápidos e garantidos de melhorar o humor é esse exercitar. Se gastar dinheiro num iPod, numa academia mais perto da sua casa ou em tops novos vai te tirar do sofá, este é um bom investimento na felicidade.

4. Pense em diversão. Pergunte a si mesmo – e seja honesto – o que é divertido para você? Pescar, viajar, fazer experimentos culinários, montar álbum de fotografias? Seu calendário deve conter atividades que você faz puramente pela diversão. Em questão de felicidade, você tem melhores resultados usando o dinheiro para ter uma experiência legal do que possuindo objetos.

5. Serenidade e segurança. Paz de espírito é crítica para a felicidade, então use o dinheiro para pagar dívidas ou aumentar economias.

6. Coma melhor. Alimentos saudáveis se pagam a longo prazo, em termos de saúde e energia.

7. Gaste com alguém. Uma das melhores maneiras de se fazer feliz é fazer alguém feliz. Pense em maneira de gastar que façam uma grande diferença para outra pessoa – seja alguém que você conhece, ou uma causa que você apóia.

8. Pense nas SUAS propriedades. Só você sabe o que faz você feliz.

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei o post!! :) a gente fica mais feliz só de ler! sabrina.

Anônimo disse...

Ola Ludmila
Gostei muito deste post!
Beijinhos
Ana

Delilah disse...

hahahah adorei o 'visitar a irmã' =D

Anônimo disse...

Lulu:
Não sei se vc e, em especial, o Leleo viram, mas a Loto correu neste domingo.
Confira os números da quina, na ordem em que foram sorteados:
09-03-08-11-10

E domingo que vem tem novo sorteio em BH.

Marco.