13.5.08

O Caso da Felicidade (Mais Um)

Às vezes eu fico pensando que tenho obrigação de ser feliz. Afinal, tenho emprego fixo, salário garantido no final do mês, um bom lugar pra morar, roupinhas bonitas no guarda-roupa, cabelo liso e, mais importante, alguém que eu amo e me ama de volta.

Um pensamento que já me ocorreu é que, daqui a 30 ou 40 anos, eu vou me lembrar dessa época da minha vida como um tempo em que eu era jovem, sem filhos e sem preocupações, e vou me amaldiçoar por não ter sido mais feliz.

Mas é felicidade é volátil e traiçoeira. Ela surge em momentos inesperados e desparece quando menos se imagina. Eu acho que eu devia ser perfeitamente feliz, mas não é o tempo todo que me sinto assim.

Talvez o problema é que eu confunda felicidade com êxtase. E não dá pra viver extasiada 24 horas por dia. Talvez a felicidade seja a ausência de miséria, de doença e de rancor. Nesse caso, eu sou uma pessoa muito feliz.

Uma vez li que felicidade é pular da cama todos os dias ansiando pelo que vai acontecer. Não, isso não acontece comigo, porque 1) meu trabalho é meio chato; 2) eu sou preguiçosa e preferia dormir mais.

Então talvez a minha felicidade esteja em 1) mudar de emprego ou de função; 2) fazer mais exercício para sentir menos sono.

4 comentários:

Daniela disse...

Estou começando a achar que felicidade é ter objetivos (atingíveis, de preferência). Porque, como sempre, o homem - e a mulher - é um eterno insatisfeito, que nunca está feliz como está, sempre achando que será feliz de outro jeito não-muito-bem-determinado. Sei não, mas eu acho que essa tal de "search for happiness" é mais uma razão para vender livros (ou prozac, ou bíblias)... Blé.

Anônimo disse...

"Felicidade é a sensação que temos de levar a vida que queremos". Definição de um neurologista de quem não me lembro o nome. Mas é a definição q mais me agradou até hj! Lembremos que essa "vida que quremos" vive mudando, né? Correr atrás, como disse a Dani, para ter essa sensação, é ótimo! Adorei o post! Beijos
Lili

Anônimo disse...

Mude de emprego, mude de lado.
Venha para a Magistratura.
Você tem perfil de quem será realmente feliz por aqui...

Anônimo disse...

Tenho uma idéia fantástica pra você ser feliz (acho que somos muito parecidas nisso....): ganhe na mega sena, peça demissão, durma muito, coma muito chocolate, contrate um personal trainer para que ELE se preocupe COM O SEU PESO, e viaje o mundo inteiro!!!! rsrsrs... simples não??? O difícil mesmo é cumprir a primeira parte deste projeto... ganhar na mega sena!!rsrs..

Beijo,

Christina