16.6.08

O Caso das 1.000

Fiquei uma semana comendo 800 calorias e fazendo uma hora de caminhada todo dia. Foram-se embora 2,3 kg.

Pode-se dizer que a experiência foi um sucesso, mas achei a perda de peso meio perturbadora. Primeiro porque, se eu consigo perder mais de dois quilos em uma semana, também consigo ganhar. Segundo porque um monte de artigos que eu leio na internet diz que perder mais de meio quilo por semana é a receita certa para vaporizar os músculos. Aí o metabolismo cai e qualquer aumento no número de calorias seria suficiente para engordar.

Talvez a coisa não seja assim tão drástica. Sinceramente, não sei. Existem tantos conselhos contraditórios na internet que fica difícil decidir o que seguir. O que eu sei é que no ano passado, na primeira dieta da minha vida, gastei dois meses para perder quatro quilos e meu corpinho ficou ótimo. Tradução: a dieta lenta funciona, embora seja mais difícil de seguir (eu acho).

A partir de hoje, então, vou aumentar meu número de calorias para 1.000 (para não assustar o organismo) e, na semana que vem, parto para 1.200. Devagar e sempre é a meta.

Mas que esse início dramático foi ótimo, foi. As roupinhas que estavam apertadas não estão mais.

O que nos faz concluir que talvez um bom meio-termo entre os dois métodos seja começar a dieta com uma semana de 800 calorias, para ver resultados rápidos e animar, e depois seguir um esquema menos radical.

4 comentários:

paula r. disse...

assim... eu já fiz os dois tipos de dieta, o devagarzinho e o drástico. descobri que tanto faz qual você faz, o importante é manter. se você consegue manter comendo mais ou menos e se exercitando muito, ótimo, se você prefere comer menos ainda e quase não se exercitar, ótimo também.
a questão é que tudo ficou menos difícil quando realizei na minha cabeça que não, não posso comer como uma pessoa 'normal'. parece até triste, mas é a verdade.
abraço!
p.s.: nunca tinha comentado aqui, apesar de ler o blog há algum tempo... e aí sai esse comentário gigante!

Camilinha disse...

Bom, uma boa maneira de acompanhar a vaporização dos músculos é conferir a medida de sua panturrilha. Antes de iniciar uma dieta, meça a panturrilha. E, ao terminar, ou durante tb, faça o mesmo. Segundo minha nutricionista, a panturrilha é músculo puro e, se estivermos errando na dieta, ela vai apresentar medidas menores. O que não pode acontecer, a medida tem que permanecer. Dê uma observada e depois me conta, tá!
;-)

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412724.shtml

Olha Ludmila, se você ainda não viu! hehehehe
valeu pela referência.
bju
ADA

delilah disse...

óoooia camilinha, que boa coisa! (falta só comprar uma fita métrica, porque nem régua eu tenho aqui na bahia)