23.9.09

O Caso do Teste: Você é Feminista?

Percebo que muitas pessoas hesitam em se intitularem feministas. E alguns parecem francamente ofendidas quando pergunto se se consideram como tal.

Para resolver a questão de uma vez por todas, aí vai um teste revelador: você é feminista?

1. Você acha que (A) uma mulher deve receber o mesmo salário de um homem para realizar o mesmo trabalho ou (B) uma mulher deve receber um salário superior ao de um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você acha que (A) as atividades domésticas devem ser de responsabilidade de todos os moradores da casa ou (B) as mulheres não devem ser responsáveis pelas tarefas domésticas?

3. Você acha que (A) que homens e mulheres devem receber a mesma educação escolar ou (B) somente as mulheres devem ser admitidas nas faculdades?

4. Você acha que (A) homens e mulheres devem ter direito a votarem e a serem votados ou (B) somente as mulheres devem ter direito a votarem e a serem votadas?

5. Você acha que (A) homens e mulheres devem ter autonomia para possuir bens e administrá-los ou (B) somente as mulheres devem possuir bens e administrá-los?

Resultado do teste:

Se você marcou mais letras (A), surpresa – você é feminista! É isso mesmo: o feminismo defende que todo mundo deve ter direitos e obrigações iguais, independentemente do gênero. É por isso que feminismo e machismo não são opostos: o feminismo quer que tanto mulheres quanto homens tenham acesso às mesmas oportunidades; já o machismo acredita que os homens são superiores e, por causa disso, devem ter direito a vários privilégios. O real oposto do machismo é o femismo, que segue a mesma "lógica" ("sou melhor porque tenho o cromossomo X ou Y") e está representado pelas letras (B) no teste.

Você se chocou com as letras (B)? Pois é, que horror. Que injustiça. Mas perceba que, se você trocar a palavra “mulher(es)” por “homem(ns)” nos itens 1 e 2, eles vão refletir a realidade atual de muitas mulheres. E se você fizer a mesma coisa nos itens 3, 4 e 5, bem, eles correspondiam à verdade não faz muito tempo (e ainda correspondem em certos países). O que aconteceu desde então? O feminismo.

Então, meninas e meninos, não façam cara feia quando perguntarem se vocês são feministas. Feminismo não é palavrão. É elogio. É liberdade. É contestação. É questionamento de modelos prontos. É bom para todo mundo.

Ah, gente, confessem: vocês já eram feministas e nem sabiam.

Nota importante: baseei meu teste neste aqui.

"Feminismo é a noção radical de que as mulheres são pessoas"

2 comentários:

Setembro disse...

Gente... O que vc andou lendo?!
Estou chocada!
Esse blog está diferentíssimo... =p
Gostei!
Ah... eu sou feminista!

Delilah disse...

mto bom!
se eu tivesse uma máquina de bottons eu fazia uns desse panós.