28.9.09

O Caso dos Comentários Maternos

Nesse fim-de-semana tive o primeiro comentário negativo a respeito do meu experimento social (isto é, a recusa em ser enfeite). O mais engraçado é que ele veio de minha mãe, aquela criatura sem vaidade da minha adolescência.

No meio de uma conversa, eu disse que não andava ligando muito para a aparência e ela retrucou: “É, eu percebi mesmo... você anda muito desleixada. Usando umas calças largas, velhas.”

Eu ri, né? Porque eu acho que estou longe de ser desleixada. Eu continuo tomando banho, penteando o cabelo, cortando as unhas. As calças “largas, velhas” são calças sociais que não são grudadas no corpo.

Respondi que, de fato, eu costumava ser mais vaidosa. E ela me lascou: “É verdade, você era até exageradamente vaidosa.”

(Sim, minha mãe nunca está satisfeita com a minha aparência, nem com a aparência das minhas irmãs. Mas esse é outro assunto.)

Expliquei a ela que meu novo visual era uma declaração política. Ao que ela me respondeu: “Ah, mas radicalizar não é uma boa” e “Um pouco de vaidade é importante”.

É claro que perguntei por que radicalizar não era uma boa e por que um pouco de vaidade era importante. E é claro que ela enrolou e não conseguiu responder, porque são típicas frases feitas que todo mundo repete mas que não necessariamente se sustentam.

O mais engraçado é que não virei, de repente, uma pessoa totalmente desprovida de vaidade. Meu corpo continua depilado. Minhas roupas continuam combinando. Meus sapatos continuam engraxados. Eu só estou evitando as roupas justas e enfeitadas e a maquiagem.

Ou seja, eu ainda me visto melhor que o Leo (desculpa aí, Maridinho). Mas o Leo ninguém acusa de desleixo.

3 comentários:

Daniela disse...

Tentar agradar a mãe é perda de tempo...
E você continua linda, fofa e cheirosa =)

Delilah disse...

concordo, concordo, concordo.

lola aronovich disse...

É impressionante como, quando é mulher que não se veste super bem ou não se maquia, como é o meu caso, logo surgem acusações até de falta de limpeza. Eu estar de cara limpa, por algum motivo, está relacionado a eu não ser limpa! Eu não alisar o cabelo significa que eu nem lavo o cabelo. Eu não pintar as unhas significa que minhas unhas são sujas. E por aí vai. Mas homem não usa maquiagem ou esmalte e nem alisa o cabelo e nem por isso é considerado sujo e desleixado...